Biomassa!

Em um processo chamado fotossíntese, as plantas capturam energia do sol e transformam em energia química. Esta energia pode ser convertida em eletricidade, combustível, calor por vários processos. As fontes orgânicas que são usadas para produzir energias usando estes processos são chamadas de Biomassa. A utilização da energia da mesma é considerada estratégica para o futuro, pois ao contrario de outras energias fósseis, a de biomassa é um recurso natural renovável, ela também é derivada da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), com seus principais componentes de origem orgânica, porém é resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem.

A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.

Alguns exemplos de produtos derivados da biomassa são:


*Bio-óleo: líquido negro obtido por meio do processo de pirólise cujas destinações principais são aquecimento e geração de energia elétrica.


*Biogás: metano obtido juntamente com dióxido de carbono por meio da decomposição de materiais como resíduos, alimentos, esgoto e esterco em digestores de lubrificantes e combustíveis líquidos para utilização em motores do cicbiomassa.


*Etanol Celulósico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, formada basicamente por moléculas de celulose, é submetida ao processo de hidrólise enzimática, utilizando várias enzimas, como a celulase, celobiase e β-glicosidase. O outro processo é composto pela execução sucessiva das três seguintes fases: gasificação, fermentação e destilação.


*Biodiesel: é feito do dendê, da mamona e da soja.


*Óleo vegetal: Pode ser usado em Motores diesel usando a tecnologia Elsbett.



Curiosidade: Como é feito o Biodiesel?Revista Galileu - Maio/2007.


O biodiesel é produzido a partir de fontes renováveis, como gordura animal e óleos vegetais. Por falta de alternativas, na Europa usa-se óleo de canola e resíduos de frituras. Já o Brasil não sofre desse mal: nosso país possui uma enorme variedade de óleos vegetais como mamona, dendê, soja, girassol, pinhão-manso, babaçu, amendoim, entre outros.

Existem três processos para a obtenção do combustível biodegradável: o craqueamento, a esterificação e a transesterificação. O último é o mais utilizado, por questões de eficiência, rapidez e economia. A reação química que acontece nesse processo envolve um lipídeo (no caso óleo vegetal), e um álcool (que pode ser o metanol - CH3OH, etanol - C2H5OH). O "resultado" disso será o biodiesel, também conhecido na química como ésteres, e a glicerina, como um subproduto da reação, aproveitada na fabricação de sabonetes.

O biodiesel pode substituir o uso de petróleo em motores de automóveis, caminhões, tratores geradores de eletricidade, ou seja, trata-se de uma grande vantagem para os importadores de petróleo e óleo diesel. Além disso, por ser biodegradável, ele é capaz de reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. Estima-se que, anualmente, o governo brasileiro gaste cerca de R$ 900 milhões para combater os males da poluição nos grandes centros.

Veja o vídeo a seguir que explica como é obtida energia através da biomassa:




Venâncio Cini Baldasso.
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário