Fontes alternativas de energia

 Aumentar a oferta de energia é um dos muitos desafios que os profissionais do setor vêm enfrentando nos últimos anos. É preciso ampliar a capacidade de geração,melhorando o aproveitamento de fontes convencionais como água, carvão, gás etc... e, principalmente, desenvolvendo tecnologia para a utilização de novas fontes energéticas. 

ENERGIA EÓLICA
 A energia eólica, ou melhor, a energia dos ventos, hoje é considerada uma das mais promissórias fontes naturais, principalmente por ser renovável, isto é, não se esgota. 

Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conexão com redes elétricas ou em lugares isolados.

Atualmente, os pesquisadores do setor estão estudando e selecionando os melhores locais para a instalação de grandes fazendas eólicas por todo o país. 

ENERGIA SOLAR
Já a energia solar pode ser aproveitada tanto para a produção de eletricidade como também de calor. Coletores para o aquecimento de água são os exemplos mais bem sucedidos da aplicação de energia solar em todo o mundo. 

No caso particular do Brasil - que por ser um país tropical recebe uma incidência muito grande de raios solares - este tipo de aproveitamento pode ter um papel muito importante principalmente na substituição de chuveiros elétricos, responsáveis por mais de 2% do consumo total nacional. 

A instalação de painéis fotovoltaicos para absorver a energia solar pode também ser a solução para a eletrificação de escolas e postos de saúde em regiões que ainda não possuem serviço de distribuição de energia elétrica.


BIOMASSA
A energia de biomassa é fornecida por matérias de origem vegetal que podem ser renovadas em intervalos curtos. A lenha das florestas, o bagaço da cana, os resíduos da indústria de papel, além do biogás, obtido pela decomposição do lixo, são alguns exemplos dos recursos que podem ser utilizados na produção de energia. 

A biomassa pode ser aproveitada para produzir calor como também eletricidade. Exemplo interessante é o desenvolvimento de projetos de geração de energia a partir do bagaço da cana utilizada pela indústria do álcool e do açúcar e de projetos de geração térmica a partir da queima da casca do arroz. 


ENERGIA DOS OCEANOS
Existem duas formas de aproveitamento da energia dos oceanos: a energia das marés, associada às correntes marítimas, e a energia das ondas, com maior potencial de exploração. Teoricamente, é a maior fonte de energia renovável na Terra, tendo em conta a sua força. 

Entretanto, até os dias atuais, apenas quatro equipamentos conseguiram resistir aos primeiros testes no mar. Os próximos anos serão decisivos para mostrar qual ou quais destas tecnologias têm potencial para prosseguir. 

É preciso testar a viabilidade de cada um dos equipamentos e isto quer dizer testar o seu desempenho e a sua capacidade de produzir energia com confiabilidade. 
Daiana
Category: 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário